Correio Popular Notícia



Concentração e estratégias no 1º IRT de xadrez de Porto Velho

Data da notícia: 18/01/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130119-181.jpg[/IMG](Da Redação) Concentração total no IRT (International Rating Tournament) de Xadrez de Porto Velho. Esse é um dos requisitos para os dez concorrentes que estão na disputa que classifica jogadores para competições de nível internacional.
?Com muito sacrifício trouxemos o primeiro IRT para Porto Velho, o maior da Amazônia. O mês de janeiro será importante para que Rondônia volta ao cenário nacional com força total e, para isso, trouxemos enxadristas do estado da Amazônia e de alto nível para participar do evento?, disse Nilton Matos Filho, presidente da Federação Rondoniense de Xadrez.
Mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo sabem jogar xadrez e em Rondônia, esse número cresce diariamente. De acordo com a Federação, 30% das escolas do estado tem algum tipo de atividade que incentiva a prática.
Um jogo que trabalha habilidades intelectuais, a lógica, estratégia e tática, que pode ser treinado por pessoas de qualquer idade. ?Já foi dito que o xadrez é a ginástica da inteligência, mas o esporte é muito mais que isso. Ele pode contribuir com a educação dos jovens nas escolas, trabalhando a concentração, disciplina e outras características. É um esporte que pode ser disputado por qualquer pessoa, em qualquer idade. Temos conosco crianças de sete anos disputando campeonatos com adultos de 70 anos?, explica Andrey Neves, enxadrista.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Ari Maia, está em Porto Velho para realizar o primeiro curso de arbitragem no xadrez. Em todo o Brasil existem 200 árbitros habilitados, sendo apenas dois do estado de Rondônia.
?O árbitro de xadrez, basicamente, regula toda questão técnica do jogo. Existe muitos profissionais no centro-sul do país e aqui em Rondônia estamos fazendo cursos de arbitragem para que nos próximos anos o estado possa fazer seus torneios com seus próprios profissionais, sem precisar trazer o quadro de fora?, finaliza. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1307 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.